terça-feira, 3 de julho de 2012

Entrevista: MI Yago Santiago - www.leaodonorte.blogspot.com


Entrevista exclusiva com o Mestre Internacional Yago Santiago

Esta é a primeira entrevista que Yago dá ao Brasil depois de se tornar o primeiro Mestre Internacional da História do Nordeste. Ela foi respondida enquanto ele está participando do Pan-Americano de Xadrez em São Paulo. 

Quem conhece Yago de perto, pode observar algumas caraterísticas interessantes que alguém que não convive pode chegar a notar. Mas gostaria de destacar que o pensamento claro e lógico dele são impressionantes, muitas vezes vi isso evidenciado em análises de posições em que ele percebia golpes táticos e sutilezas dificílimas com grande velocidade.

E é bem pitoresco dele e característico o interesse por assuntos dos mais variados, ele cisma de comprar livros do nada, e se põe a lê-los dias e dias, até esquecendo das preparações no xadrez. De Francis Bacon à Bolsa de Valores, Biografias, certa vez cismou forte e resolveu ler umas 3 biografias do Warren Buffet. Taí a entrevista, com algumas fotos que circulam pouco pela net, curtinha, pra não atrapalhar ele por lá. 




 1. Caro MI Yago, obrigado pela entrevista, primeiro gostaríamos de apresentá-lo:




a. onde você nasceu, tem irmãos ? se sim, eles também jogam xadrez ?
Nascido em Recife, Tenho duas irmãs que só chegaram a conhecer o movimento das peças mas nunca demonstraram maior interesse.


b. como foi apresentado ao xadrez.
Meu pai me ensinou o movimento dos peões quando eu tinha mais ou menos 8 anos, gostei, ai fui atrás do resto do jogo pelos meus amigos que sabiam as regras e o movimento de todas as peças.


c. quais foram seus primeiros sucessos jogando xadrez.
Acredito que alguns pernambucanos de categoria e torneios rápidos e relâmpagos que haviam com certa frequência em Recife e em 2007 foi quando tudo realmente ''começou'' com a classificação para a final do Brasileiro daquele ano.




2. O ambiente em seu estado foi propício para o desenvolvimento do seu talento ? As condições foram favoráveis ?
Com certeza, Principalmente pela iniciativa de Carlos Capivara e Henrique Bezerra que eram quem mais faziam torneios quando eu era mais novo.


3. Você hoje é um profissional de Xadrez ? Como você planeja seu calendário de torneios ?
Sim. Nos últimos tempos tinha adotado uma estratégia de jogar o máximo de torneios possíveis para tentar acelerar o processo para virar MI, Com o título devo escolher melhor os torneios que vou jogar a partir de agora.


4. Para um observador externo houve a impressão de que nos últimos anos você tentou mudar seu estilo. Isso é verdade?

Se houve, não foi premeditado, o que eu fiz foi tentar melhorar meu jogo independentemente de estar mudando ou não o estilo.


5. Eu considero que você seja um dos jogadores de xadrez mais ativos hoje no Nordeste.
Aonde você pretende chegar, quais são agora seus objetivos ?

Meu objetivo desde o começo sempre foi chegar a GM e ser profissional de xadrez.




6. Quem você considera o maior jogador de seu país em todos os tempos ? e o mais talentoso ?
Mequinho para ambas as perguntas.


7. Você se prepara psicologicamente para os torneios ? 
Na medida do possível sim.


8. Há algum jogador brasileiro contra o qual você não se sente confortável ?
Vários, rsrs.


9. Como foi a noite que antecedeu a partida decisiva pelo título de MI ?
Poucas horas de sono e muita expectativa.


10. Após terminada a partida, conte-nos exatamente que se sucedeu, você teve consciência da conquista em termos históricos, o que se passava em sua cabeça ?
Fui ao quarto do meu grande amigo MI Evandro Barbosa, dei a notícia , ele me parabenizou conversamos um pouco de como tudo tinha dado certo mesmo depois do
começo desastroso de ambos no torneio. Fui para o hotel encontrar com minha namorada e a partir dai foi só festa.


11. O que você hoje considera que foi decisivo para o seu jogo evoluir ao nível de Mestre Internacional, coisa que nenhum jogador antes tinha conseguido morando no Nordeste,
o que você teve que eles não tiveram ?

Acho que a minha combatividade e disposição para jogar todas as partidas sempre para vencer fizeram alguma diferença.


12. Você já teve aulas com o GM Mareco, e nos últimos 12 meses tem apresentado uma evolução bastante significativa em seu jogo,
vencendo ativos e pensados em São Paulo, você poderia nos fazer uma avaliação sobre Yago hoje ? o que falta para você dar o "pulo do gato" e chegar ao próximo nível, Grande Mestre ?

Sim tive algumas aulas, que foram bem poucas perto do que seria ideal. O Yago de hoje é bem mais responsável do que o de outros tempos, isso já fez uma diferença incrível.
E sobre o pulo do gato acredito que não há outro caminho a não ser o de muito estudo, esforço e dedicação.


13. Anand é o melhor jogador do Mundo hoje ? 
Para mim Hoje é o Carlsen.


14.O Mundial sub-20 da Grécia está se aproximando, você faz idéia de como fará para ir participar ? Como as pessoas poderiam lhe ajudar ? Você quer deixar seus contatos
para possíveis patrocinadores ?

A única maneira de que eu participe é conseguindo patrocínio, já que passagem e hospedagem são extremamente caros. Qualquer ajuda é bem vinda, Meu contato é yagosantiago1704@hotmail.com




15. Qual sua visão hoje sobre o xadrez brasileiro, qual o melhor jogador em atuação no Brasil ?
Tem evoluído bastante, Atualmente acho que fica entre Vescovi, Leitão, Milos e Fier, sendo por fase a decisão de quem está melhor.


16. Existe vida pós-xadrez ? O que você costuma fazer quando não está envolvido com o jogo ?
Gosto muito de jogar poker, sair com os amigos, tomar umas e outras, ouvir música, assistir filme, ler, entre outras coisas.



17. Por qual equipe de futebol você torce ? 
Sport Club do Recife


18. Ainda sobre futebol no Brasil, qual o maior jogador de todos os tempos, tirando Pelé, claro.
Para mim é o Ronaldo Fenômeno.


19. Kasparov ou Fischer ? Por quê ?
Kasparov para mim é tão claro que me sinto no direito de não explicar, rsrs.



20. Gostaria que você detalhasse quais pessoas foram importantes na sua carreira e está livre o espaço para agradecimentos e para
que você possa discorrer sobre qualquer tema de seu interesse. Obrigado mais uma vez ! A entrevista será publicada no blog: www.leaodonorte64.blogspot.com



Meu pai que me ensinou o jogo e me levou aos primeiros torneios, Meu primeiro professor de xadrez, o Ricardo de caruaru, Henrique Bezerra com o qual eu tive várias aulas de xadrez e boas conversas sobre a vida, meus amigos e minha família que sempre me apoiaram, minha namorada a qual me deu muuita força e foi extremamente importante em todos os meus recentes resultados e por último e longe de ser o menos importante, você, Roberto calheiros que me fez evoluir muito não só no xadrez mas ainda mais na vida, seus conselhos loucos são gravados e usados ( com sucesso diga-se de passagem) instantaneamente por mim, Muito obrigado!


No mais é isso, foi um grande prazer dar essa entrevista.
Grande Abraço para todos os Leitores do blog


Yago Santiago.

Final do Brasileiro 2007

Nenhum comentário: