terça-feira, 7 de junho de 2011

ELEIÇÃO DA FPEX - 2011

            

 Como todos sabem, foi eleita uma nova chapa da FPEX - Federação Pernambucana de Xadrez, na qual já publiquei a lista dos mesbros e que o presidente é o amigo Byron Veras.

             O fato a ser contado e comentado é o seguinte:

             Durante a assembleia, foi posta a chapa unica, a qual foi aclamada de imediato, e franqueada a palavra a todos os participantes pelo Presidente da mesa o Diretor de Esportes do Clube Portugues, sendo a mesma aproveitada por diversos jogadores, onde os mesmos elogiaram a nova chapa, e a parabenizaram pela aclamação, o fato é que, quando foi a minha vez de franquear a palavra, no meio da minha fala fui convidado a parar pelo presidente da assembleia (FALTA TOTAL DE INTERESSE QUE EU CONTINUASSE), para que a mesma progradisse, de pronto parei e voltamos a assembleia, porem logo em seguida foi pedido para continuar o pedido qual não atendi pois achei uma falta de respeito o pedido para parar de falar já que a palavra tinha sido aberta, erro na condução da situação, mas a pedido de amigos vou tentar continuar escrevendo o que teria exposto se, tivessem me deixado falar naquela oportunidade.


              Expus o seguinte pensamento:

              Inserido na Federação Pernambucana de Xadrez - FPEX - desde 1999, quando por ocasião de uma reunião bombastica ocorrida na já fechada Academia Pernambucana de Xadrez, permanecendo na mesma até 2009, falei com propriedade sobre o assunto.

              Coloquei a situação de que o xadrez teve um grande crescimento no estado, tendo um aumento elevadissimo de ratings fide, partindo de 02 para mais de 100 jogadores e com grandes torneios, tendo acontecido diversos torneios de grande porte, abertos do Brasil, Campeonatos do Nordeste, Semi finais de Brasileiro e outros torneios notaveis eventos esses que causaram o aumento de 01 para 03 mestres fide, tendo espaço e capacidade para bem mais.

              Passou por um periodo importante, tendo toda sua documentação legalizada e apta a aderir a grandes patrocinadores, porém mesmo com todos esses eventos e o xadrez em alte, teve um periodo de grande baixa ficando praticamente sem atividades por pelo menos 03 anos, trazendo para o xadrez um exodo grande de seus jogadores, que sem atividades eram obrigados a se afastar do pequenos focos de xadrez que ainda existiam em Pernambuco, tivemos varios periodos inativos, tendo necessidade de volta aos tempos aureos do xadrez no Estado.

               Sugiro que a nova chapa do Xadrez Pernambucano tenha o interesse em resgatar todos os tempos de gloria, porem mesmo com toda essa vontade, o Presidente não ira conseguir sozinho, so terá condições se sua equipe trabalhar, e fazer com que volte a exercer atividades que façam com que as pessoas que se afastaram das atividades voltem a ter interesse pelo esporte tão sofrido.

               O que acontece em todas as chapas que passam pelo Federação, a falta de apoio ao Presidente por parte dos proprios membros por ele escolhido, esperamos que desta vez seja diferente e que o amigo Byron consiga ter o apoio necessario a progredir e não so as criticas que são de costume por parte do xadrez Pernambucano.

              BOA SORTE A BYRON

2 comentários:

velimerovick disse...

ACHO QUE A ÉPOCA DO BEIJAR A MÃO DO CORONEL AGORA VAI E DEVE ACABAR, O QUE VEMOS NOS ÚLTIMOS ANOS DO XADREZ PERNAMBUCANO FOI UM VERDADEIRO DESMANDO. JOGO XADREZ DESDE OS 11 ANOS, MILITO E ACOMPANHO TODAS AS AÇÕES DESDE O FIM FOS ANOS 80, E DIGO E AFIRMO QUE NUNCA VI UMA ELEIÇÃO DE VERDADE, NUNCA VI REALEMNTE ALGUÉM SER ESCOLHIDO, FALO ESCOLHIDO DEMOCRATICAMENTE. VÍ CONCHAVOS, DESRESPEITO AOS JOGADORES, E A MIM COMO SER HUMANO E COMO JOGADOR DE XADREZ TB, CONHAVOS, MUDANÇAS DE RESULTADOS EM TORNEIOS , SUSPENÇÕES, GRITOS E DESRESPEITOS NÃO SO A MIM MS A TODOS OS ENXADRÍSTAS.. SINTO QUE AGORA ISSO VAI ACABAR, SINTO QUE AGORA PELA PRIMEIRA VEZ TEREMOS AS MUDANÇAS QUE REALEMNTE TERIAM DE SER FEITAS A MUITO TEMPO. OS JOGADORES DEVEM VOTAR, DEVEM ESCOLHER QUEM DEVE SER O NOSSO DIRIGENTE MAIOR E NÃO ALGUÉM QUE NA MINHA OPINIÃO JA DEU SUA CONTRIBUIÇÃO AO XADREZ DE PE E AGORA DEVE APLAUDIR DE LONGE O QUE ACONTECER NA FPEX. LUIZ LIMA

Armando Vasconcelos disse...

É só seguir o exemplo de Garanhuns, onde há uma diretoria mas TODOS ajudam! Aqui em PE o grande problema é que a "oposição" não ajuda, igual ao governo (sic), e só faz criticar e atrapalhar. Um cara como você, Capivara, jamais poderia ficar de fora de uma FPEX, jamais. O xadrez perde muito. Quando todos fizerem sua parte e não apenas deixar tudo para a "diretoria" entao o xadrez vai voltar a crescer por aqui.Como eu falei, é so ver o exemplo de garanhuns onde algumas pessoas nem se falam, porem, trabalham juntas em prol de uma causa... Simples assim. Ja ta na hora das vaidades ficarem em segundo lugar.

P.S: Capí, quando você vai assumir em publico que eu fui seu mentor enxadristico? Isso seria uma otima propaganda. Um abraço!