terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Secretaria de Esportes quer resgatar a prática do xadrez no Estado

Estado vai buscar reformar a Biblioteca Estadual de Xadrez Christiano Lyra e também irá criar o Clube de Xadrez Santos Dumont

Após a publicação no Superesportes da reportagem Xeque-mate, que mostrou o cenário decadente do xadrez pernambucano, a Secretaria Estadual de Esportes colocou como sendo uma de suas prioridades a reforma da Biblioteca Estadual de Xadrez Christiano Lyra, abandonada no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

Segundo o secretário executivo de esportes, Ademir Teles, mais conhecido como Dema, a Secretaria já tinha conhecimento da situação da biblioteca, pois a nova gestão fez uma visita ao espaço no início deste mês. “O Santos Dumont não possui apenas a pista de atletismo, mas também outras instalações que precisam de uma reforma.

Não podemos nos esquecer dessas outras instalações. Queremos realizar uma reforma geral no Centro. Essa já era uma de nossas metas. Como o custo para se fazer a reforma na sala de xadrez é pequeno, podemos dar prioridade a isso”, falou. Segundo ele, recentemente, havia sido feito um pedido ao setor administrativo para olhar com atenção para a Biblioteca. “E recomendamos ao gerente de esporte educacional que entrasse em contato com Marco Asfora (vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez) para que este pudesse falar um pouco da demanda do nosso xadrez”.

Nas próximas duas semanas, a Secretaria de Esportes deve fechar o calendário dos Jogos Escolares de Pernambuco, e o xadrez deve estar inserido no evento. “Pedi que se verificasse como está o xadrez nas escolas. Uma das nossas metas é criar o Clube de Xadrez Santos Dumont que atenderá aos alunos da rede pública”. Dema acrescentou ainda que a Secretaria quer um relatório de como está a prática do xadrez em Pernambuco. “Se ele não estiver presente nas escolas, queremos resgatar essa prática. E, se estiver, queremos incrementar a atividade e atrair novos adeptos”.

Nenhum comentário: